Maquete de casa tradicional japonesa |
Quer for ao Museu Municipal poderá conhecer vestimentas japonesas e adereços como leques, sombrinhas, além de brinquedos, utilidades domésticas, robôs e réplicas de comidas, entre outros. O Museu também aproveitou a oportunidade para fazer uma mostra paralela com 40 imagens que retratam a imigração japonesa em Barueri.
O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris, na França, em 5 de novembro de 1895. A partir dele iniciaram-se oficialmente as relações diplomáticas entre os dois países.
Em 1908 o navio Kasato-maru aportou em Santos, no estado de São Paulo, transportando os primeiros 791 imigrantes japoneses, sendo este acontecimento o ponto de partida para uma relação estreita entre os dois países. A maioria deles era de agricultores que, conseguindo vencer as inúmeras dificuldades da nova terra, contribuíram para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Muitos produtos agrícolas como pepino, alface, maçã, caqui e pimenta-do-reino, que encontramos atualmente no Brasil, foram introduzidos por imigrantes japoneses.
São João Baptista
No Museu Municipal também está em cartaz a mostra de São João Batista, padroeiro do Distrito Sede de Barueri. São 40 imagens que retratam a procissão, lavagem do santo e show pirotécnico em homenagem ao padroeiro.
MUSEU MUNICIPAL DE BARUERI
Avenida Henrique Gonçalves Batista, 359, Jardim Belval
Visitação: terça a sexta, das 9h às 20 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h
Telefones: 4198-5975 e 4198-8298
Secretaria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário